terça-feira

O quarto do bebê: hora de planejar

Preparar um cantinho especial para receber o seu filho é uma maneira de estabelecer o vínculo com ele desde a gravidez. Veja o que levar em conta no momento da decoração

Buscar informações confiáveis sobre gravidez e puericultura, montar uma rede de apoio e se preparar para o parto... Tudo isso é importante para receber o seu filho da melhor maneira. Mas há outro detalhe que merece destaque: o quarto do bebê. E não apenas por questão de organização. “Planejar e decorar esse espaço é uma das atividades que favorece o contato com a realidade do fato de se tornar mãe, além de ser um investimento na formação do vínculo entre a grávida e o bebê”, afirma a psicóloga Flávia Fernandes, especialista em gestantes, da Clínica Gestarte, no Rio de Janeiro.

E por onde começar a montagem desse cantinho especial? De acordo com a arquiteta e designer de interiores Adriana Bijarra Cuoco, vale a pena definir os itens que serão colocados no quarto, como berço, cômoda, poltrona de amamentação e trocador. A partir daí, fica mais fácil escolher os modelos que têm mais a ver com o estilo da família. Para ela, um quarto com tema não é obrigatório. “Em vez disso, dá para brincar com listras, cores, estampas e padrões”, sugere. Se os pais preferem os tons fortes aos pastéis, tudo bem. No entanto, lembre-se de que o bebê vai passar boa parte do tempo ali, então, é preciso equilíbrio. Se a parede é de cor escura, os móveis devem ser neutros. Outra ideia é usar cor nos detalhes, como objetos de decoração.

Tudo prático

Nem sempre um projeto que fica bonito no papel é fácil de manter limpo e organizado no dia a dia. A praticidade e a vida útil do cômodo também devem ser levadas em conta. Nesse caso, a arquiteta indica o mínimo de móveis. “Além disso, atenção ao excesso de tecidos. São lindos para decorar, mas acumulam poeira”, alerta. Em relação à durabilidade, é cada vez mais comum os pais optarem por um quarto com cara de criança, como fez a blogueira Nívea Salgado, do Mil Dicas de Mãe. “Além de um armário grande, decorei o quarto da minha filha com um tema intermediário, com a intenção de que a agradasse mesmo ao crescer”, conta a mãe. E deu certo. Ainda hoje, a filha Catarina, 4 anos, continua feliz com sua parede lilás com motivos de jardim.

Nívea estava tão envolvida com os preparativos para a chegada da filha que ela mesma desenhou o quarto e escolheu cada detalhe, das cores aos adesivos de parede. “O que também é uma forma de economizar”, diz. Os pais mais habilidosos podem, ainda, montar móveis, pintar paredes e customizar objetos, como o móbile ou o kit de higiene. Só não dá para deixar tudo para última hora: a data prevista para o parto é apenas uma estimativa, a maioria das crianças nasce antes. Por isso, de acordo com a arquiteta Adriana, o ideal é começar no início do segundo trimestre – quando o risco de aborto diminui e o sexo do bebê já está definido – para concluir tudo sem atropelos até o oitavo mês de gestação.


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário