quarta-feira

Academia Americana de Pediatra divulga novas diretrizes para combate de obesidade infantil

Medidas destacam atitudes preventivas que podem ser tomadas dentro de casa


Não existe fórmula mágica para combater a obesidade infantil. O melhor caminho para vencer a doença continua sendo a combinação de uma dieta saudável, uma rotina de exercício e o apoio total dos pais. É o que sugerem as diretrizes elaboradas pela Academia Americana de Pediatria. O órgão divulgou nesta semana uma série de recomendações para as famílias. Uma delas é prestar atenção na hora das compras no supermercado, quando os itens gordurosos e açucarados devem ser substituídos por alimentos saudáveis. Se for impossível evitar as guloseimas, elas devem ser compradas em quantidades pequenas e mantidas longe do alcance das crianças, “escondidas” no fundo da geladeira ou em topo de armários.

Felipe Lora, endócrino-pediatra do Hospital Infantil Sabará ressalta, porém, que, dependendo da idade da criança, “esconder” não basta. “É mais importante manter à vista e com fácil acesso tudo o que é saudável do que esconder as guloseimas. Por exemplo, deixe frutas já descascadas em lugares que a criança possa alcançar. Sem precisar tirar a casca e lavar, o esforço dela para comer a fruta equivale ao que faria para abrir um pacote de bolacha, o que aumenta a chance da escolha do alimento saudável”, disse.

Fuja das telas
As diretrizes recomendam também que TV’s computadores, vídeo games e aparelhos eletrônicos sejam mantidos fora do quarto das crianças e do ambiente em que a família faz as refeições para evitar grandes períodos de entretenimento sedentário.

O tempo máximo que crianças maiores de 2 anos devem passar de frente para uma tela por dia é duas horas. “Estudos já comprovaram que, quando você se alimenta assistindo TV ou prestando atenção em uma tela, acaba se distraindo e comendo mais, o que contribui para o ganho de peso”, afirma Lora.

Seja o exemplo
Outra recomendação é que os pais sirvam de exemplo de boa alimentação e prática de exercícios para a criança, mesmo que também estejam passando por problemas com o excesso de peso. “O apoio dos pais é essencial para que o filho não só perca peso, mas consiga manter uma rotina saudável ao longo prazo”, diz Lora. Ele conta também que, em muitos casos, quando o pai também resolve fazer uma atividade física com o filho, como academia, os resultados para a criança são vistos de forma bem mais rápida.

Incentive a criança
Apesar de o apoio dos pais ser o estímulo mais importante no combate a obesidade, outra maneira interessante de manter a criança focada em atingir sua meta é encorajando-a a fazer um diário de sua rotina de atividades e refeições. Pais e pediatras podem conversar com a criança para combinar objetivos semanais e definir recompensas que não envolvam comida, como passeios no parque, jogos em família e ir à praia. “Qualquer atitude positiva para incentivar a criança é válida. Mas a eficiência do diário varia muito de paciente para paciente. Não existe lógica absoluta e o melhor é analisar caso a caso”, diz Loras.

Bebidas saudáveis e sono na medida certa
As diretrizes também recomendam que os pais incentivem os filhos a tomarem água, leite e pequenas quantidades de sucos 100% naturais, no lugar de bebidas com muito açúcar como sucos artificiais, hipotônicos e refrigerantes. Além disso, é importante ter certeza de que os pequenos estejam dormindo o suficiente, pois estudos recentes sugeriram uma ligação entre poucas horas de sono e obesidade em crianças, apesar de isso ainda não ser consenso entre a comunidade científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário