sexta-feira

Grávidas no verão: dicas de cuidados com a saúde, a alimentação e o corpo

Evitar o consumo de gelo fora de casa é uma das recomendações

Na estação mais quente do ano, as grávidas precisam ter atenção especial com a saúde, com a alimentação e com o corpo. Abusar da ingestão de líquidos, ingerir alimentos frescos e leves, usar muito protetor solar e diminuir a carga dos exercícios físicos são algumas das recomendações da ginecologista e obstetra Érica Mantelli.


Confira abaixo dicas para manter-se disposta e com a saúde em dia durante o verão. A médica também alerta para cuidados durante as ceias de fim de ano e os passeios para fazer a compra dos presentes.
Alimentação: ingredientes frescos e muito líquido

No verão, abuse da ingestão de líquidos como água de coco, suco de frutas feito na hora e água - a especialista sugere de 2,5 litros a 3 litros por dia. Os refrigerantes e sucos industrializados podem ser deixados de lado, assim como mate, chás e bebidas com muita cafeína.
Na hora das refeições, opte por pratos frescos e ingredientes cozidos. "A gestante deve ingerir alimentos mais leves, como legumes cozidos, grelhados e ingredientes frescos", sugere a ginecologista. Condimentos, alimentos que não foram refrigerados - como saladas e maioneses - ou que ficaram muito tempo fora da geladeira devem ser evitados. “Em locais públicos, como praias e parques, não é bom consumir gelo, porque nem sempre é armazenado de maneira correta e pode aumentar o risco de contaminação de doenças", ressalta a obstetra.

Nas ceias de fim de ano, também fique alerta: carne só se for bem passada ou bem cozida. “E nada de experimentar alimentos que não se tem costume de comer, como ostras e carne de porco, por exemplo, para evitar o mal estar”, diz.


Fonte: revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário