terça-feira

Até que ponto a genética determina a personalidade do seu filho?

Há coisas que não dá para prever nem mudar, mas muitas características com fundo genético podem ser controladas durante a vida, e a infância é uma das fases mais importantes para isso


No momento em que o espermatozoide encontra o óvulo, toda a divisão celular acontece e as características genéticas do seu filho estão definidas para o resto da vida. Sim, uma parte disso é verdade. Mas é verdade também que é possível dar uma mãozinha em muitas coisas, em especial durante a gravidez e nos primeiros dois anos de vida. É que o ambiente em que seu filho vai viver tem muita influência sobre como algumas características genéticas dele irão se manifestar.

A isso a ciência dá o nome de epigenética. A palavra é complicada, mas o conceito é simples: seu filho pode ter tendência a ter problemas cardíacos, pois há casos na família do pai e da mãe. Mas se ele se alimentar bem, fizer exercícios e tiver uma vida saudável, esse risco diminui muito e pode ser que ele nunca tenha nada!


Devagar e sempre
“Essa fase da vida dentro do útero e logo depois, que chamamos de primeiros mil dias, tem especial importância para problemas como alergias, asma, obesidade, hipertensão, problemas cardiovasculares e as doenças psicológicas, como ansiedade e depressão”, explica a pediatra homeopática Neuma Kormman, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR). Por isso é tão recomendado que a grávida siga uma dieta saudável e cuide bem do seu estado emocional.

E nada de cortar nutrientes: um estudo feito pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, mostrou que bebês de mulheres que consumiram muito pouco açúcar na gestação tinham uma tendência aumentada de serem obesos. Isso acontece porque quando seu corpo percebe a falta de um nutriente essencial, como a glicose, ele passa a guardar cada microquantidade que entrar no organismo para ter reservas de energia. Quando o corpo está em formação, isso vira um hábito das células que ele vai carregar pra sempre. Olha a epigenética aí!


Faça a sua parte
O fato é que é muito difícil cravar o que vai ocorrer de qualquer jeito na vida dos nossos filho e o que foi fruto de uma mãozinha dos pais, digamos assim. No entanto, estudos mostram que oferecer estímulos, carinho e presença na medida certa podem ser muito úteis para criar um adulto saudável e bem resolvido. 

É como dizer que colocar uma criança introvertida em uma aula de teatro irá fazê-la ficar mais desinibida. “Alguns pesquisadores acreditam que a introversão é uma característica genética. E se for este o caso, não importa em quantas atividades ela se envolva, não haveria solução. Mas se for uma timidez e introversão por outros motivos, pode ajudar”, diz o biólogo John Medina, autor do livro A Ciência dos Bebês da Gravidez aos Cinco Anos – Como Criar Filhos Inteligentes e Felizes (Ed. Zahar).


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário