quinta-feira

Amamentação na volta ao trabalho

Sua licença-maternidade chegou ao fim? Confira dicas para continuar oferecendo o seu leite ao bebê


Amamentar o filho é um desafio para algumas mães. Voltar ao trabalho e continuar oferecendo o leite materno ao bebê é ainda maior. Um levantamento realizado com 1.172 mulheres pelo Centers for Disease Control and Prevention (EUA) revelou que  28% das grávidas que trabalhavam e pretendiam dar o peito por pelo menos três meses não foram bem-sucedidas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento deve ser exclusivo e por livre demanda, até os 6 meses de vida, e complementar, até os 2 anos.

Por isso, para ajudar você a retormar as atividades profissionais sem deixar de oferecer o seu leite ao bebê, selecionamos algumas dicas:

* Tire o leite e guarde-o em um refrigerador durante o expediente, seguindo os horários das mamadas do bebê, o que favorece a produção.

* De preferência, armazene o leite em frascos de vidro, com tampas plásticas, e mantenha-o congelado por, no máximo, 30 dias.

* Descongele o leite em banho-maria, com o fogo desligado, em água fervendo. Não use o micro-ondas nem congele novamente.

* Para transportar a bebida, recorra a uma sacola térmica. Depois de descongelado, mantenha-a acondicionada na geladeira por um período máximo de 24 horas.

Fonte: Journal of Human Lactation e Eliene Rios, enfermeira especializada em amamentação e fundadora do Consultório de Aleitamento Materno - Calma (BA)


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário