segunda-feira

Como evitar e disfarçar olheiras na gravidez e no pós-parto

Getty Images

A falta de sono, comum nos períodos da gestação e da amamentação, agrava olheiras e bolsas sob os olhos. Especialistas dão dicas para minimizar o problema.
A natureza é sábia. Durante a gestação, seja pela necessidade de ir ao banheiro, seja por não acharmos uma posição confortável para dormir, nosso sono é picado e interrompido. Bom treino para quando o bebê nasce e, na melhor das hipóteses, acordaremos de três em três horas para amamentar.

O resultado dessa maratona é visível e fica na cara: bolsas, inchaço e olheiras. Além da predisposição genética, fatores externos, como exposição solar, tabagismo, fricção excessiva da região e depressão, agravam o quadro. “A falta de sono piora as coisas, pois o cansaço estimula a flacidez, aumenta a vasodilatação e a produção de melanina e acentua a gordura sob os olhos”, explica a dermatologista e especialista em cosmiatria Thaís Pepe, de São Paulo. Essa região do rosto é mais afetada por suas características. “A pele periorbital é a mais fina do corpo, com 0,5 milímetro. Por isso, é preciso ter cuidado com o uso de cosméticos. Eles devem ser apropriados para essa área, pois a absorção é maior”, orienta Thaís. Segundo Mônica Aribi, dermatologista e clínica cirúrgica, é possível se livrar da aparência cansada com soluções caseiras, como compressas geladas de chá de camomila ou rodelas de pepino na região. “Durante a amamentação, a orientação é evitar os ácidos e despigmentantes potentes. Em vez deles, indico o uso da vitamina C – excelente clareador e hidratante, não muito forte”, completa. Para outros procedimentos, como camuflagem corretiva, laser, preenchimento, drenagem linfática e peeling, é necessário consultar um médico.

Disfarce esperto
A maquiadora Cacá Habeyche, do salão Marcos Proença, em São Paulo, ensina o passo a passo:

Olheiras escuras
1. Hidrate bem a região.
2. Use um corretivo camuflador colorido: amarelo ou pêssego para as olheiras roxas
e lilás para as amarronzadas.
3. Passe uma base da tonalidade da pele.
4. Aplique um corretivo levemente mais claro.
5. Finalize com uma leve camada de pó.

Bolsas e inchaço
1. Aplique compressas geladas, que têm efeito vasoconstritor.
2. Hidrate a região e faça uma massagem facial para ajudar a eliminar líquidos retidos.
3. Aplique base e corretivo da mesma tonalidade da pele.
4. Finalize com uma camada fina de pó. 

Fonte: http://bebe.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário