sexta-feira

Como amenizar o cansaço com a chegada dos filhos

Noites maldormidas, preocupação com o filho, refeições inadequadas, mudanças no relacionamento do casal, administração da casa, crescimento profissional. Não faltam motivos para justificar o estresse físico e emocional das mães

QUE CANSAÇO...

Depois de um dia de correria, você despenca no sofá, morta de cansaço. Não poderia ser diferente. Administrar crianças, marido, casa e trabalho é quase uma missão impossível, principalmente para quem tem filhos pequenos. E a consequência de tanta correria acaba se manifestando no seu corpo.

A fadiga é, na verdade, mais um dos sintomas do estresse – conjunto de reações às agressões de ordem física ou psíquica. E isso é o que não falta na vida das novas mamães, que dormem pouco, não se alimentam adequadamente nem se exercitam com regularidade, vivem preocupadas, sentem-se muito cobradas e, muitas vezes, desanimadas. Mas nada que algumas mudanças no modo de agir e pensar não resolvam.

Durma mais
Quando o bebê é novinho, você acorda a cada 2 ou 3 horas para amamentar. Passada essa fase, as noites começam a “durar” um pouco mais. Mesmo assim, as chances de precisar acordar durante a madrugada ou ser acordada bem cedo para brincar são grandes. E não dormir o suficiente é um dos fatores mais estressantes que existe e causa uma reação física com consequências emocionais. Mas resta um consolo: um cochilo, mesmo que seja de 15 ou 30 minutos, nos intervalos das mamadas ou na hora do almoço, compensa, em parte, o sono que ficou faltando ao longo da noite.

Alimente-se bem
Para aguentar o corre-corre, seu corpo precisa de combustível, ou seja, de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e hormônios produzidos pelo organismo. Se suas células receberem essas substâncias nas horas e doses necessárias, funcionarão corretamente. Portanto, trate de comer alimentos certos, nas quantidades adequadas e em horários definidos. Priorize as fibras, encontradas principalmente nas frutas e verduras, para garantir o bom funcionamento dos intestinos, consuma porções moderadas dos carboidratos contidos nas massas, pães e grãos, para ter energia e não esqueça da proteína animal oferecida pelas carnes e ovos, que garante a renovação dos tecidos.

Lembre-se de que essa fase da vida não é mais indicada para começar uma dieta rígida, de restrição alimentar, e sim de investir numa alimentação saudável. A amamentação e, mais tarde, a agitação do dia-a-dia irão ajudá-la a voltar a suas formas antigas. Procure também tomar em torno de 2 litros de água diariamente para hidratar o organismo e ajudar seu funcionamento.

Exercite-se
Você sobe a escada e parece que subiu uma montanha? Os exercícios aeróbicos como a caminhada ou a natação, que mantêm a frequência cardíaca elevada por um determinado período, condicionam seu corpo para enfrentar melhor as atividades diárias. O ideal seria que você reservasse uma hora por dia para fazer uma atividade física – é o tipo de acréscimo que traz bons frutos. Se ainda não conseguiu organizar sua agenda para encaixar os exercícios, comece arrumando 15 minutos antes de dormir, para relaxar. Meditação ou banho prolongado, se possível de banheira, podem ajudar.

Pense melhor
“Será que é só uma gripe mesmo? Em que escola devo colocá-lo? Acho que ele não está comendo o suficiente.” Parece que a preocupação é inerente à maternidade. E ela acaba sendo mais um fator estressante para as mães. Para combatê-la, tente aplicar uma técnica conhecida como “reestruturação cognitiva”, que visa mudar o pensamento para alterar o sentimento. Os psicólogos explicam que todo transtorno emocional é fruto de nosso pensamento. Portanto, se você se sente insegura em relação a uma situação, faça uma análise crítica dela. Nesse processo, poderá descobrir que está dando a ela uma dimensão maior do que tem. Como o sentimento tende a acompanhar o novo raciocínio, o resultado é menos ansiedade e mais tranquilidade.

Faça o possível
Casa impecavelmente arrumada, noites amorosas inesquecíveis, ascensão profissional, corpo escultural e dois filhos ma-ra-vi-lho-sos. Querer o ideal pode resultar apenas em frustração e mais estresse. Procure se concentrar no que é possível no momento de deixe alguns sonhos para o futuro – quanto mais cobranças, maior o cansaço no final do dia. Também é importante que você selecione as (muitas) opiniões e conselhos que as pessoas adoram dar. Como alguns palpites nem sempre combinam com seu modo de pensar, só servem para gerar mais ansiedade.

Invista em você
A criança está alimentada, de banho tomado, toda arrumada e a mãe, ao seu lado, precisando de um trato. Essa situação é bastante comum, porque as mulheres costumam se esquecer de si próprias e priorizar os filhos. Às vezes o que falta é tempo, mas também pode ser falta de ânimo.

Cuide-se. Arrumar um tempinho para ir ao cabeleireiro, fazer as unhas, uma massagem, ou comprar uma roupa nova ajudam a aumentar a autoestima, o que é fundamental para você enfrentar a rotina com mais vigor.

Entrevistados: José Roberto Leite, coordenador da unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicologia da Escola Paulista de Medicina; Wilson Rondón Jr., especialista em Medicina Ortomolecular; Maria Célia Pinto Ramos, psicóloga especializada em gestação e pós-parto.

Fonte: revista Crescer

Um comentário:

  1. Belas dicas. Quando se tem um filho, o tempo é todo dele. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir