segunda-feira

A importância da brincadeira no desenvolvimento do seu filho

Em encontro promovido pela CRESCER, a pediatra Ana Escobar ressaltou que os pais devem se preocupar com os brinquedos, que são fundamentais para a criança se tornar um adulto esperto e saudável


Pode ser uma corrida de carrinhos, um passeio com a boneca, uma luta entre super-heróis ou a preparação de uma comida de mentira. Parece só brincadeira, mas os pediatras são unânimes em dizer que estimular seu filho a soltar a imaginação enquanto brinca é tão importante quanto cuidar da sua saúde.

Durante o 2º Encontro Crescer com Dra. Ana, que aconteceu no último dia 29 de maio, a pediatra Ana Maria Escobar, nossa colunista e consultora do programa Bem Estar, aproveitou o espaço para reforçar a informação. Segundo a especialista, enquanto faz dos blocos de madeira um foguete, cria cenas com dinossauros e constrói famílias inteiras com seus bonecos, seu filho desenvolve a criatividade e a inteligência.

E os brinquedos educativos?
Devem ser melhores opções, você deve estar pensando. Mas não é bem assim. Insistir, por exemplo, que a criança aprenda números ou escrita - mesmo que seja durante uma brincadeira - não a tornará mais inteligente, principalmente se ela ainda não estiver pronta para receber esse conhecimento. “É preciso esperar que desenvolva a estrutura mental para aprender determinado conteúdo”, explica a pediatra.

O desenvolvimento cognitivo exige tempo. Assim como uma criança de 6 meses não consegue andar sozinha porque seu corpo não está pronto, uma de 2 anos também não vai conseguir escrever ou somar enquanto sua estrutura mental não estiver desenvolvida para tanto. “A pior coisa que você pode fazer para o seu filho é tentar antecipar etapas”.


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário