sábado

Banho de sol no combate às doenças

Entenda por que o sol é tão importante para a saúde do seu filho (e sua!)


Você certamente já ouviu falar da importância de seu filho tomar sol para obter vitamina D, nutriente aclamado por seus benefícios que, ultimamente, virou febre nas academias. A fama tem fundamento. Ao que indicam diversos estudos, o papel da vitamina D vai muito além de sua função mais conhecida: promover a fixação do cálcio para a formação dos ossos. Níveis adequados da substância também assegurariam um melhor preparo para enfrentar doenças.
Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) chegaram a essa constatação com base em um teste que envolveu 744 crianças em idade escolar. Depois de dosar suas taxas de vitamina D, os especialistas identificaram 250 participantes com carência da substância. Metade deles passou a receber doses diárias de suplemento, durante o inverno. O resultado foi expressivo: uma incidência duas vezes menor de infecções respiratórias, como pneumonia e bronquite. “Ainda não sabemos de que maneira a vitamina D atua na prevenção desses males. Mas a hipótese é a de que o nutriente estimularia a produção de proteínas com propriedades antimicrobianas”, especula, em entrevista à CRESCER, o líder do estudo, o brasileiro Carlos Camargo. Seu colega John Cannell, fundador do Vitamin D Council, nos Estados Unidos, acrescenta: “A vitamina também induziria a fabricação de células responsáveis por regular os processos imunológicos, tornando-os mais inteligentes.”

Segundo Camargo, o feto também se beneficia da ação protetora da vitamina quando a mãe se submete ao controle de seus níveis durante a gravidez. “Muitas mulheres apresentam carência da substância e nem desconfiam. Por isso, encorajo as gestantes a conversar com seus médicos sobre a necessidade de suplementação”, sugere.

Apesar de alimentos como sardinha, atum e gema de ovo fornecerem pequenas quantidades de vitamina D, cerca de 90% do que necessitamos é produzido pelo próprio organismo enquanto nossa pele fica sob o sol. Por essa razão, a exposição solar diária é essencial para a saúde dos pequenos. Para garantir uma fabricação de vitamina na quantidade adequada, basta levar seu filho para passear ao ar livre, com os braços e pernas de fora, antes das 10 horas da manhã ou depois das 4 horas da tarde. Aí, é só fazer com que ele permaneça sob o sol durante 15 minutos.


Fonte: revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário