terça-feira

Para bebês, pessoas com gostos em comum são amigas

Segundo estudo, bebês aprendem sobre relacionamento antes mesmo de saber falar


Um estudo publicado no Jornal da Psicologia Experimental (Journal of Experimental Psychology) confirmou o que toda mãe já sabia: bebês são muito inteligentes! Em meio a tantas habilidades que adquirem rapidamente, eles conseguem perceber, ainda antes de saber falar, que pessoas com interesses em comum podem ser amigas.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores fizeram 64 bebês, todos com 9 meses de idade, assistirem a dois vídeos: no primeiro, dois rapazes comiam uma comida misteriosa em recipientes diferentes. Enquanto saboreavam o alimento, um dos atores sorria e exaltava o quanto a comida era boa. O outro discordava e fazia caras de nojo frente ao prato. Já no segundo vídeo, os mesmos rapazes eram amigos e tinham atitudes gentis um com o outro.

Segundo Amanda Woodward, co-autora do estudo e professora da Universidade de Chicago, mesmo que os bebês não pudessem dizer o que estavam pensando, eles foram capazes de revelar seus pensamentos por meio da atenção. Quando assistiram ao segundo vídeo, a surpresa foi tão grande com a gentileza dos amigos que permaneceram atentos e hipnotizados com o que viam. Para eles, o fato de os rapazes terem gostos diferentes fazia deles inimigos, e não amigos.

A sensibilidade e percepção dos bebês vai além do que se imaginava. Desde que nascem, eles são capazes de se emocionar e sentir o que acontece à sua volta.

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário