domingo

Lanches consumidos por crianças brasileiras têm alto teor de sódio

Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) avaliou quase 3 mil rótulos de alimentos industrializados

Você já deve ter ouvido que alimentos industrializados não são exatamente o ideal para oferecer às crianças. Para entender como anda o teor de sódio em chocolates, refrigerantes, frios e outros alimentos consumidos na hora do lanche, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) analisaram 2.945 rótulos de comidas. Os resultados do estudo foram divulgados esta semana.

Cerca de um em cada cinco alimentos apresentaram alto teor de sódio (mais de 1,5 g de sal a cada 100 g do produto) e um em cada três continham médio teor (de 0,3 g a 1,5 g por 100 g). As carnes, óleos e temperos prontos foram os que tiveram maior destaque quanto ao conteúdo de sódio, pois mais da metade dos seus alimentos foram classificados com alto teor. Além disso, os embutidos, os hambúrgueres, as linguiças e salsichas e os pratos preparados foram os subgrupos que se destacaram por apresentarem os maiores conteúdos de sódio por porção.
Quando avaliado o percentual que cada porção dos alimentos contribui na ingestão diária recomendada de sódio para crianças e adolescentes, o destaque ficou para os embutidos, como linguiça e salsicha, além dos pratos preparados. Em apenas uma porção esses alimentos podem fornecer mais de 100% da necessidade diária de sódio para crianças e quase esse mesmo percentual para adolescentes.

Os pesquisadores calcularam a quantidade final de sódio em um lanche composto por uma porção de pão, uma de hambúrguer, uma porção de milho e ervilha, uma de maionese e uma ketchup: 1,3 g de sódio. Esse valor excede em 38% a necessidade diária de sódio de uma criança de até 3 anos, 15% a necessidade de crianças entre 4 e 9 anos e corresponde a 92% da necessidade de crianças e adolescentes a partir de 10 anos. Se adicionada batata frita como acompanhamento, o teor de sódio excederia a necessidade diária de sódio em todas as faixas etárias.


Em função dos resultados encontrados, os responsáveis pelo estudo acreditam que crianças e adolescentes brasileiros estejam consumindo quantidades de sódio muito maiores do que as recomendações para sua faixa etária. E esse dado é preocupante, já que o excesso do sódio está relacionado ao desenvolvimento de doenças, como hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

Fonte: revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário