domingo

Crianças acreditam que o queijo vem de plantas

Conclusão é de um estudo realizado no Reino Unido, que avaliou mais de 27 mil alunos




Uma pesquisa realizada com 27,5 mil crianças na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte descobriu que um terço delas acredita que o queijo nasce em plantas. Além disso, 18% das crianças afirmaram que as iscas de peixe frito, muito comuns no Reino Unido, vêm das galinhas e 10% acham que o tomate cresce sob a terra.

O estudo foi realizado pela British Nutrition Foundation (Fundação Britânica de Nutrição) e divulgado no início deste mês como parte de uma semana de conscientização sobre alimentação saudável. Mais de 740 escolas participaram do estudo, que avaliou a impressão e hábitos de crianças e adolescentes de 5 a 16 anos sobre alimentação.

Entre as crianças mais novas, apesar de 70% saberem que o ideal é comer cinco porções de frutas e vegetais por dia, apenas 34% haviam atingido esse número no dia anterior. Ao olharem as imagens de quatro refeições diferentes, 64% das crianças acertaram qual era o prato mais saudável.

Outro dado preocupante da pesquisa é que o número de crianças que não tomam café da manhã aumenta conforme a idade. Entre os alunos de 5 a 8 anos, apenas 8% não haviam tomado café da manhã no dia da pesquisa. Entre os de 11 a 14 anos, essa porcentagem subiu para 24% e entre os adolescentes de 14 a 16 anos, um terço havia ido para escola sem comer.

A British Nutrition Foundation pretende incentivar as escolas do Reino Unido a ensinar as crianças sobre suas necessidades nutricionais, as origens dos alimentos e o benefício de cada um deles como forma de frear o aumento da obesidade infantil e má nutrição.

Apesar de a pesquisa ter sido realizada em uma realidade bem diferente da brasileira, a obesidade infantil tem sido uma grande preocupação nos países em desenvolvimento. O documentário “Muito Além do Peso”, lançado no Brasil no ano passado, mostrou o quanto esse problema já entrou na casa de muitas famílias aqui. No trailer, é possível ver como as crianças têm dificuldade para identificar algumas frutas e vegetais:


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