segunda-feira

Crianças que convivem com estresse têm mais chances de ser obesas


Violência doméstica é um dos maiores problemas

Meninas e adolescentes que testemunham acontecimentos violentos em casa têm mais chances de se tornar obesas. A pesquisa feita na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, sugere que quando as jovens têm acesso a problemas estressantes dentro de casa estão mais abertas a depositar as frustrações em recompensas imediatas como doces, balas e refrigerantes.

"As famílias que têm esse tipo de problema em casa administram os hábitos alimentares de maneira diferente. O alimento pode ser usado em excesso como uma ferramenta para consolar ou pacificar as necessidades emocionais da criança", afirma a epidemiologista, professora-assistente na Universidade de Columbia e autora do estudo Shakira F. Suglia. 

Entre as causas de estresse mais encontradas estão a violência doméstica, pais depressivos ou que usam álcool ou drogas e mudanças constantes de endereço. A relação materna também é abordada na pesquisa, uma vez que quando a mãe não está mais disponível emocionalmente para cuidar da criança, a menina passa a viver as mesmas angústias e frustrações sentidas pelos pais. Com isso, alterações hormonais fazem com que a criança tenha compulsão alimentar e ganho de peso crescente. 

Meninos lidam melhor com o estresse
O mesmo comportamento não é creditado aos meninos. Acredita-se que os garotos conseguem lidar melhor com o estresse por serem mais ativos fisicamente. A conclusão faz parte de estudos anteriores que afirmam que, enquanto a menina tende a se tornar mais introspectiva, deprimida e triste, os garotos externalizam suas angústias, se tornando mais agressivos, impulsivos e inquietos. 

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário