quinta-feira

Como escovar e cuidar dos dentes do bebê?


Por Bruna Capistrano


Especialistas dizem que os primeiros dentes de leite começam a nascer a partir dos 4 e 6 meses da criança e a recomendação principal é que desde o nascimento haja um estímulo oral para criar o hábito de higiene no bebê, fazendo limpeza com gaze e água filtrada. 

Mas a partir de que idade a criança pode escovar o dente com creme dental? E o enxaguante bucal, é importante? 

Procuramos especialistas em odontologia para responder a essas e outras dúvidas. Confira abaixo

Como cuidar da higiene bucal do bebê antes de o dente nascer?
Mesmo antes do surgimento da dentição, a higiene bucal é importante. "Comece com um estímulo oral para criar hábito no bebê, que ainda não tem dentes, de passar gaze com água filtrada, ou fervida, dentro da boca, em toda a mucosa", afirma a odontologista Flavia Pires Bretas Delaroli, da Top Master Odontologia. 

A gaze embebida no soro fisiológico também é uma opção. "Como a mucosa ainda é muito fina e delicada, não há a necessidade de realizar a limpeza diariamente. Duas vezes por semana é o suficiente, salvo caso onde o leite fica parado ou estagnado na boca, geralmente em casos de regurgitação", reforça o especialista em ortodontia lingual e professor de odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Julio Pedra e Cal. 

Além de remover restos de leite, o objetivo também é prevenir a estomatite. "É um vírus que se aproveita de uma baixa imunidade da criança, causando feridas na boca e garganta que parecem aftas. Quando isso acontece, a criança baba muito e fica com grande dificuldade de se alimentar", afirma Márcia Vasconcelos. A primeira ida ao odontopediatra pode acontecer a partir do terceiro mês, mas não deve passar do primeiro ano.

Há casos em que o recém-nascido já nasce com alguns dentes, que são chamados de natais ou neonatais. "São casos especiais e se incomodarem a mãe na hora da amamentação, por exemplo, devem ser retirados", explica Márcia Vasconcelos, consultora de odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). 

Dentes do bebê entre 8 e 10 meses
É a partir dos 8 meses que os dentes do bebê já estão em mais evidência e uma dedeira especial deve ser usada para fazer a higiene bucal da criança. "É aconselhável usar uma dedeira macia nos dentes e na mucosa, com movimentos suaves. Pelo menos uma vez ao dia", afirma Flavia Pires Bretas Delaroli.

Dentes do bebê entre 10 e 12 meses
A partir de 10 meses a criança já tem dentes de leite suficientes e uma nova rotina de limpeza deve ser introduzida no dia a dia do bebê. "Deve-se escovar três vezes ao dia, pelo menos, após cada alimentação grande - almoço, café e jantar - usando escova de cabeça pequena e com cerdas bem macias e sem o uso de cremes dentais", diz Flavia Pires Bretas Delaroli. Neste período, as visitas ao odontopediatra serão necessárias para aplicação de flúor nos dentes da criança.

Dentes do bebê entre 1 e 4 anos de idade
A consultora de odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Márcia Vasconcelos é taxativa: não há idade ideal para a criança começar a usar creme dental com flúor, o que vale é os pais observarem se o pequeno já sabe, ou não cuspir. Isso acontece porque o flúor das pastas de dente comuns é positivo para a limpeza dos dentes, mas pode causar transtornos no futuro caso seja ingerido. 

O indicado é usar creme dental infantil sem flúor. "Se com 1 ano a criança já sabe cuspir, pode ser usado creme dental com flúor infantil. Mas se a criança não sabe, deve haver um acompanhamento de um dentista. Ele vai aplicar o flúor na criança, ou ensinar a mãe a fazer esse procedimento em casa", afirma. Segundo ela, a ingestão frequente de flúor, quando a dentição ainda não está totalmente completa, pode causar fluorose, que forma graves manchas nos dentes.

"Como a criança ainda não tem coordenação motora, o ideal é iniciar a escovação com movimentos circulares tendo uma sequência de trabalho. A partir desta fase, a escovação deve ser feita a cada refeição, ou seja, cinco vezes ao dia", reforça Flavia Pires.

Dos 4 aos 6 anos: como cuidar dos dentes da criança
Nesta fase, a criança já tem uma articulação oral mais bem desenvolvida e já sabe cuspir, sendo liberado o uso de creme dental com flúor, mas infantil. "Estes têm uma quantidade de flúor menor que a pasta de dente dos adultos", afirma Flavia Pires. O tamanho da escova de dente deve ser intermediário, entre o tamanho das de bebê e as de adulto, e sempre com cabeças pequenas e cerdas macias.

É a partir dos 5 anos que os pais, geralmente, começam a permitir que seus filhos façam a higiene sozinhos, mas a supervisão é sempre importante. "Caso note alguma deficiência na escovação ou mau hálito, é importante que os pais voltem a escovar os dentes da criança algumas vezes durante a semana", reforça Julio Pedra e Cal, especialista em ortodontia lingual e professor de odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Criança deve usar fio dental?
O hábito de usar o fio dental deve ser cultivado desde o nascimento dos primeiros dentes, mesmo se eles são separados, o que facilita a higienização. "A atuação dos pais supervisionando o uso é muito importante, mas seu exemplo é fundamental. O ideal é que os pais escovem sempre seus dentes junto com os filhos, e que os filhos possam desenvolver o hábito de passar o fio dental entre os dentes, por observarem seus pais de forma divertida e natural", explica Julio Pedra e Cal. Portanto, para crianças vale a mesma recomendação para os adultos: o fio ou fita dental deve ser usado diariamente, pelo menos por uma vez, geralmente antes de dormir.

Enxaguante bucal faz mal para as crianças?
Existem enxaguantes bucais infantis, mas a maioria dos produtos tem altas concentrações de flúor e álcool, que altera a flora bucal da criança. "É claro que os enxaguantes bucais podem ser um bom coadjuvante na higiene bucal de crianças, assim como para adultos. Por outro lado, talvez seja mais bem indicado o uso a partir dos 5 ou 6 anos, quando a criança já possui maior capacidade para fazer bom uso destes produtos sem maiores riscos", explica Julio Pedra e Cal. 

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário