quarta-feira

O papel do homem na gravidez: como os pais podem participar mais


ser mais sensível e atencioso é um dos segredos
Por Bruna Capistrano


A mulher grávida está em uma transformação diária. Aumento de peso, mudança hormonal, variações de humor e mais uma série de alterações vão acontecendo ao longo dos nove meses. Sem perceber, muitos homens deixam de participar mais ativamente de todas as transformações que acontecem não só com a mulher, mas dentro da casa. O problema é que o afastamento prejudica a relação entre homem e mulher. Responsável por consultoria de coaching para casais grávidos, Homero Reis, a mulher tende a estar mais sensível e passa a sentir a necessidade de apoio e atenção ainda maior do companheiro. O coach dá dicas de como envolver mais o homem na gravidez. Veja abaixo:

Mulher mais sensível requer maior compreensão do companheiro
o longo da gestação, a mulher grávida tende a ser mais sensível do que antes. "Isso floresce a necessidade  de apoio e atenção ainda maior do companheiro", complementa o coach Homero Reis. Para se fazer mais presente, o homem deve se envolver mais no dia a dia da casa, nas transformações da mulher e no desenvolvimento da gravidez. "Portanto, seja sensível, carinhoso e atencioso com ela", sugere o coach.

A maternidade não pode interferir no casamento
"O marido, por sua vez, sente-se esquecido e, muitas vezes, enciumado com o fato de não ter mais a atenção total da esposa. Por isso, é muito importante que mesmo após o nascimento da criança, mãe e pai possam ter, pelo menos, um dia da semana para curtirem o momento a dois”, comenta Homero Reis.

Acompanhe as consultas médicas, exames e compras
O envolvimento do homem não fica apenas dentro de casa. Participar ativamente da escolha do enxoval, dos móveis e até da decoração do quarto também faz parte do papel do pai. 

E mesmo quando estiver sem tempo, o homem deve fazer um esforço para acompanhar exames, consultas médicas e até fazer aquela surpresa na aula de yoga para gestantes.

Aproveite o tempo antes da chegada da criança
Uma coisa valiosa que o casal tem antes da chegada do bebê é o tempo. Aproveite esses momentos para sair com a mulher, ir ao cinema e fazer programas ao ar livre. Os momentos juntos fazem bem não só para a mãe – e consequentemente para o bebê –, como também para a relação do casal. 

"Uma coisa é ser pai e mãe, outra é ser marido e mulher. Um papel não pode impedir ou anular o outro. Por mais trabalho que dê integrar essas duas relações de forma harmônica, esse é um objetivo que deve ser seguido com determinação, coragem e, sobretudo, cumplicidade", salienta o coach.

Organize a vida pensando no pós-parto
Se na sua casa a mulher é a única responsável pelas tarefas domésticas, é chegada a hora de pôr fim à responsabilidade unicamente da mulher. Com a chegada do bebê, as atenções da mulher estarão muito mais voltadas para o recém-nascido do que para a casa. 

Fazer compras, organizar as idas da empregada e até colocar a mão na massa para limpar e arrumar a bagunça, se você não tem empregada, é uma maneira de se envolver com a nova realidade de pai. "Tenha em mente que ser marido envolve ser pai e que, para essa função, deve-se aprender a conviver numa nova dimensão da sociedade familiar", afirma o coach Homero Reis.

Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário