sábado

Torneiras de cozinha têm mais bactérias que válvulas de descarga

O estudo britânico revelou a presença de bactérias nocivas à saúde de adultos e crianças. Confira como fazer (e ensinar para o seu filho) uma boa higienização das mãos

Ana Paula Pontes


Você sabia que a torneira da sua cozinha tem mais germes que a válvula de descarga? E aqueles paninhos que você usa para limpar superfícies da sua pia também carregam uma grande mistura de bactérias. A comprovação partiu de um estudo realizado pelo Hygiene Council (Conselho de Higiene britânico), que coletou informações em 20 casas no Reino Unidos, Austrália, Alemanha, Índia, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul e Estados Unidos.

Das torneiras analisadas, 14% tinha altas taxas da bactéria Escherichia coli, que pode causar sérias infecções, contra 6% nas descargas. Outras bactérias encontradas foram a Staphylococcus aureus, capaz de provocar, por exemplo, pneumonia.

Segundo os cientistas, a maioria delas se espalha pela casa devido à falta de higiene das mãos ao sair do banheiro. Outros locais com concentração de germes foram cadeirões de bebês, controles remotos e telefones.

Uma boa higienização das mãos é fundamental para afastar infecções e proteger a família contra doenças. A influenza A (H1N1), por exemplo.


Exemplo de pais para filhos

Para que a prevenção aconteça, você precisa ensinar o seu filho a lavar as mãos corretamente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) dá uma dica que vai deixar esse momento divertido. Seguindo as orientações abaixo, cante duas vezes a música “Parabéns a você” e peça para a criança acompanhá-la. Esse é o tempo que deve durar o passo a passo.

Lembre-se ainda ao seu filho que é necessário lavar as mãos antes de comer, ao sair do banheiro e depois de brincar ao ar livre.


1. Molhe suas mãos e pulsos com água;

2. Coloque sabão e esfregue a palma das mãos;

3. Esfregue as mãos com a palma direita sobre a mão esquerda, e vice-versa;

4. Lave bem entre os dedos e embaixo das unhas;

5. Esfregue as costas dos dedos;

6. Pressione o polegar esquerdo com a mão direita e esfregue mais um pouco. Em seguida, use a mão esquerda para lavar o polegar direito;

7. Limpe as pontas dos dedos, esfregando-os contra a palma da outra mão;

8. Lave bem as mãos em água corrente;

9. Seque bem as mãos em um paco seco ou toalha de papel;

10. O ideal é que você use uma toalha de papel para fechar a toneira. Evite tocar na pia.


Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário