terça-feira

Seu filho tem medo do Papai Noel?



Seu filho chora só de ver o Papai Noel nas ruas ou nos shoppings? Uma enquete realizada no Facebook da Crescer mostrou que 68,75% das crianças não curtem tanto assim a figura do bom velhinho. OK, você quer porque quer tirar aquela foto clássica do seu filho para guardar de recordação, mas será que vale insistir? 

“Esse comportamento é mais comum entre crianças de 2 ou 3 anos, que podem se assustar com todo o barulho e a movimentação em torno do Papai Noel - e não com a figura em si. Mas não adianta forçar”, diz a psicóloga Márcia Ferreira. O que vale é, aos poucos, apresentar a figura dele para seu filho em um ambiente seguro e calmo - ou seja, na sua casa. Mostre figuras, explique quem é ele e faça seu filho participar do momento de decoração da casa. De acordo com a especialista, a criança que se assusta geralmente é aquela que não está familiarizada com o tema. 

Esse comportamento não é tão comum em crianças de 4 ou 5 anos. “Se nessa idade ela tiver medo do Papai Noel, pode demonstrar uma criança mais protegida pelos pais ou pouco acostumada ao barulho por viver em uma casa mais tranquila”, diz Márcia. Se acontecer, vale a mesma dica: não insista com seu filho e tente acostumá-lo, aos poucos, à figura do personagem.

Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário