domingo

Dossiê fraldas: A hora do desfralde

Na terceira reportagem do nosso especial, você confere como tirar a fralda do seu filho sem crises
Fernanda Montano





Hora do desfralde

Afinal, qual é a idade ideal para tirar a fralda? Não há resposta pronta, pois cada criança tem seu ritmo e isso deve ser respeitado. O segredo é só começar o processo quando o bebê realmente tiver capacidade física (controle esfincteriano) para segurar as necessidades. “Embora existam crianças que conseguem fazer isso com 1 ano e meio, outras só estarão prontas depois dos 3 anos. Não há motivos para ter pressa, elas adquirem essa capacidade com o tempo”, explica a pediatra Danielle Harari, da Unifesp. Há diferença entre meninos e meninas? Segundo Camila, a única questão é que as meninas são mais maduras e costumam tirar a fralda mais cedo. “O menino tende a demorar mais para romper o vínculo de ser bebê.”

A criança também dá alguns indícios de quando está pronta para iniciar o processo de desfralde, como sentir-se incomodada com a fralda suja. Foi o que percebeu a administradora de empresas Flávia Schneider, 36 anos, mãe de Isadora, 5, e Pedro, 2. Quando sua filha mais velha tinha 2 anos, começou a demonstrar tal incômodo, então ela passou a estimulá-la a ir ao banheiro. “Toda vez que ela conseguia usar o vaso, colávamos um adesivo nos azulejos. Ao final do processo, a parede estava toda decorada e ela feliz da vida”, lembra.

LEIA MAIS: O que fazer se o seu filho tiver alergia à fralda e como prevenir as assaduras

A técnica do reforço positivo, como a recompensa e o elogio, pode realmente funcionar. O que você jamais deve fazer é mostrar raiva ou frustração. Carolina de Souza e Silva, psicóloga especialista pela Universidade de São Paulo, alerta que as broncas fazem com que o processo seja mais difícil e traumático. “O cocô e o xixi são ‘produtos’ da criança, ela não pode ver aquilo como algo feio ou errado. Isso pode gerar insegurança e causar traumas na autoestima dela”, afirma. Se acontecer de seu filho pedir a fralda para fazer cocô, por exemplo, o ideal é não ceder e ajudá-lo com muito diálogo e paciência. A mesma coisa caso o xixi escape e molhe a roupa no meio do passeio. Por isso a dica é, se possível, fazer o desfralde no verão, assim a chance da criança ficar doente por estar molhada é menor, além da praticidade de poder dar mais banhos por dia.

SINAIS DE QUE SEU FILHO PODE ESTAR PRONTO PARA TIRAR A FRALDA

=> Ele começa a se incomodar com a fralda suja.
=> Passa a avisar que está fazendo xixi na fralda.
=> Desenvolve consciência corporal e começa a alertar os adultos sobre dores e sensações,
como a vontade de fazer xixi.
=> Já não está mais tão excitado por engatinhar, levantar, correr e consegue ficar sentado –
sinal de que também terá paciência para sentar no penico ou no vaso.
Passos importantes para o desfralde

1. Espere a criança ter controle esfincteriano, ou seja, conseguir segurar o xixi por um tempo. 2. Perceba sinais físicos (fezes mais sólidas e urinas mais volumosas), cognitivos (a criança consegue seguir instruções simples, como dar tchau para o xixi) e comportamentais (ela fica incomodada quando a fralda está suja ou molhada).
3. Leve seu filho junto quando você for ao banheiro e deixe-o aprender por imitação.
4. Na compra do penico, deixe seu filho escolher o modelo e o lugar onde colocá-lo no banheiro.
5. Compre calcinhas ou cuecas com motivos infantis. Incentive a criança a usá-las sem a fralda. 6. Crie uma estratégia para a retirada das fraldas. É importante que todos em casa falem a mesma língua nesse momento, assim como na escola.
7. Ensine o menino a fazer xixi sentado e depois em pé. Nessa fase, ele ainda não tem total controle motor. Primeiro uma coisa, depois a outra.
8. Ensine a menina a se limpar da forma correta, sempre de frente para trás.
9. Comemore dando um tchauzinho na descarga, para dar um estímulo moral.


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário