quarta-feira

Amamentar (também) faz bem para a sua saúde

Pesquisadores ingleses descobriram que o aleitamento materno pode contribuir para diminuir o peso da mãe para o resto da vida
Por Marcela Bourroul


Que a amamentação é importante para o seu bebê, você já sabe. Agora um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra que também faz muito bem para a saúde das mães que amamentam.
A partir das respostas de 750 mil mulheres que já tinham passado pela menopausa, eles descobriram que o IMC (Índice de Massa Corpórea) médio das pesquisadas diminuía 0,22 para cada 6 meses de amamentação. Ou seja, amamentar mais pode influenciar na sua forma mesmo anos após o parto. O IMC varia entre 18,6 e 24,9 para as pessoas com peso normal e, de acordo com os pesquisadores, a variação de 0,22 equivale a uma redução de 1% no IMC médio do grupo. Parece pouco, mas não é. “Mesmo uma diminuição pequena de 1% pode reduzir substancialmente o número de doenças relacionadas à obesidade”, afirmaram os cientistas.
Segundo Clery Bernardi Gallacci, pediatra e especialista em amamentação do hospital Santa Joana (SP), a mãe perde, em média, 700 calorias por conta da mamada por dia. E tem mais. Imediatamente após o nascimento, a ação hormonal desencadeada pela amamentação diminui o sangramento e contrai o útero, o que é fundamental para ele voltar ao tamanho normal.
A longo prazo, a mulher tem menos chance de desenvolver câncer de mama, ovário e útero, além de osteoporose. Alguns trabalhos científicos ainda apontam que quem amamenta também tem menor prevalência de diabetes.
De acordo com a pediatra, o recomendado é amamentar o bebê exclusivamente nos seis primeiros meses. A partir daí, é possível alternar a mamada com novos alimentos. Nem todas as mães podem ficar seis meses em casa, já que algumas têm apenas quatro meses de licença-maternidade. Se esse é o seu caso, mas você não quer abrir mão do aleitamento, existe solução. Basta fazer a ordenha (retirar o leite a armazená-lo para dar ao bebê ao longo do dia). 
Cuidados na hora de tirar e armazenar o leite materno
- O frasco para guardar o leite deve ser de vidro com tampa de plástico, como o de café solúvel. Retire os rótulos e ferva a embalagem por 15 minutos e depois deixe secar sobre um pano limpo.
- Para realizar a coleta, cubra os cabelos com uma toca e use uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão e as mamas apenas com água.
- Anote na tampa dos frascos a data e hora em que realizou a coleta e guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou congelador. O leite congelado deverá ser oferecido à criança em até quinze dias.
Fonte: Ministério da Saúde

Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário