Tendência foi identificada por pesquisa britânica que entrevistou 2 mil pais
Por Marcela Bourroul
A luta das mulheres contra a balança, especialmente para perder os quilos extras que a gravidez traz, não é novidade para ninguém. Agora, um estudo britânico publicado neste mês descobriu é que os homens que se tornam pais também não estão lidando muito bem com suas barrigas, especialmente após o nascimento do primogênito.
Realizada com 2 mil pais, a pesquisa descobriu que 60% deles estão fora de forma, o que prejudica sua saúde e sua relação familiar. Pelos cálculos dos pesquisadores, os novos pais engordaram em média 10,4 quilos após a chegada do bebê. Comer o resto de comida deixado pelas crianças, fazer refeições rápidas no trabalho e passar muito tempo sentado estão entre os maus hábitos dos pais modernos.
O estudo apontou, ainda, que alguns deles estão se sentindo sobrecarregados com a divisão entre trabalho e vida em família (sim! eles também têm esse dilema), e isso também contribui para o ganho de peso. Por causa da correria, os pais deixam de tomar conta de sua alimentação e adotam um estilo de vida mais sedentário. A consequência é óbvia: quilinhos extras na balança.
Outro dado interessante que a pesquisa identificou é o cansaço dos pais – que pode desestimulá-los a perder peso. Cerca de 42% dos entrevistados disseram ter consumido energéticos para aguentar a rotina e 20% pegaram no sono enquanto liam para os filhos. Essa mesma porcentagem admitiu mandar mensagens de celular para pessoas da mesma casa só para não levantar do sofá!
Segundo a psicóloga e pesquisadora da Unifesp, Patrícia Spada, os homens no Brasil também sofrem com excesso de peso após o nascimento dos filhos. “Certamente, como a pesquisa coloca, o estresse da vida moderna facilita o aumento do consumo de fast-food, uma vez que o tempo de cozinhar com qualidade é escasso. Os pais também passam muitas noites acordados com seus bebês, e tudo isso contribui para o ganho de peso”, diz a especialista.
Ela sugere que, para reverter esse quadro, os homens precisam fica atentos aos sinais que o corpo dá de cansaço físico e mental. Aqueles que assumem mais responsabilidades no trabalho e em casa do que conseguem gerenciar geralmente ficam sobrecarregados – e engordar é só uma das consequências. “É importante que os pais possam se voltar às suas próprias sensações e emoções. Ou seja, perceber o que está se passando psíquica e fisicamente com eles, uma vez que até a relação afetiva com sua família entra em prejuízo quando não têm condições de cuidar de si próprios”, afirma a psicóloga. Vale lembrar que cuidar de si é o melhor jeito de garantir muitos anos ao lado dos filhos! E a família toda ganha.
Receitas práticas para o dia a dia
Para facilitar a vida do pai moderno, CRESCER reuniu três receitas práticas e saudáveis. As dicas são da nutricionista Santhi Karavias, do projeto Lancheira Saudável.
Hambúrguer de Quinoa
Ingredientes:
1/2 xícara de chá de quinoa
1 xícara de chá de caldo de legumes caseiro
4 colheres de sopa de nozes moídas
1 batata média cozida
1 cenoura ralada
4 colheres de sopa de farinha de aveia
Salsinha a gosto
1 Fio de azeite de oliva para grelhar
Modo de Preparo: Leve ao fogo baixo a quinoa com o caldo de legumes, com a panela
tampada, até secar todo o líquido. Retire do fogo, espere amornar e misture o restante dos ingredientes, exceto o azeite. Leve a massa à geladeira por 30 minutos para facilitar a manipulação, protegido com papel filme. Retire da refrigeração e modele os hambúrgueres. Coloque o azeite em uma frigideira ou chapa e grelhe cada hambúrguer dos 2 lados. Retire e sirva com uma salada bem colorida, para chamar a atenção dos pequeninos.
Arroz de Forno Caipira
Ingredientes:
1 colher de sobremesa de margarina light
1 cebola picada
1 xícara de chá de milho em conserva
1 xícara de chá de ervilhas frescas
1 xícara de chá de cenoura picada em cubos pequenos e cozidos
200g de peito de frango cozido e desfiado
Sal a gosto
2 xícaras de chá de arroz cozido
1 gema
½ xícara de chá de leite desnatado
2 colheres de sopa de salsa e cebolinha picada
Para polvilhar:
1 col. (sopa) de queijo parmesão ralado
1 col. (sopa) de farinha de rosca integral
1 col. (café) de páprica doce
Modo de Preparo: Em uma frigideira, derreta a margarina e coloque a cebola para refogar. Junte a ervilha, cenoura, o milho, o frango e tempere com o sal. Deixe refogar até todos os ingredientes. Retire do fogo e misture o arroz, mexendo delicadamente. Separadamente, bata a gema, o leite, e a salsinha e cebolinha. Coloque sobre o arroz, misture bem e coloque em um refratário. Polvilhe com o queijo, a farinha de rosca e a páprica. Asse em forno quente, pré-aquecido, por 20 minutos ou até dourar.
Frango com Castanha-do-Pará ao Molho Tzatziki (molho Grego)
Ingredientes:
400gr de filé de frango
1 dente de alho
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de aveia em flocos finos
1 clara ligeiramente batida
50 g de castanha do pará picada
1 colher de sopa de óleo
Molho Tzatziki:
1 Pepino japonês grande
1 dente de alho
1 copo de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de azeite
Sal e vinagre à gosto
Modo de Preparo: Tempere os filés com o alho e o sal. Passe-os na aveia, depois na clara e depois na castanha. Unte uma assadeira antiaderente com metade do óleo e coloque os filés. Regue com o restante do óleo e leve ao forno médio a 180ºC, por cerca de 20 minutos. Vire os filés para dourar ambos os lados. Retire do forno e sirva com o molho grego.
Molho: Rale o pepino em ralador grosso e esprema bem entre as mãos para tirar toda a água.Rale o alho, em ralador menor. Tempere com o azeite, sal e vinagre. Coloque o iogurte, mexa bem e leve à geladeira para gelar. Sirva gelado.
Fonte: Revista Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário