terça-feira

O Japão nas nossas mãos

Chega mais um volume da coleção de Annelore Parot com suas adoráveis bonequinhas japonesas ensinando de um jeito gostoso os costumes japoneses
Cristiane Rogerio



Em 2010 conheci o que sai das mãos da escritora e ilustradora francesa Annelore Parot. Foi com os livros Quimono e Yumi, lançados ao mesmo tempo pela Companhia das Letras, que traz de um jeito delicado, ideal para as crianças a partir de 3 anos, de contar os costumes da cultura japonesa. 


Pois acaba de chegar agora a Aoki. Como Yumi (que ano passado entrou em nossa lista dos Melhores Livros Infantis do ano), ela é uma kokeshi, aquelas fofas bonecas japonesas de madeira. Elas apresentam ao leitor os lugares que passeiam, mas não é só isso: a criança é convidada a interagir com a história, seja procurando detalhes nas belíssimas ilustrações, ou abrindo e fechando abas que escondem surpresas. O projeto gráfico é de encantar qualquer idade, já começando pela capa com a kokeshi apresentada em um tecido costurado. 


A Aoki, por exemplo, vai para Tóquio visitar sua amiga Yoko. Elas mostram as ruas, outras pessoas, ensinam alguns termos em japonês e entram em uma lojinha com bonecas, robôs e acessórios, e tudo termina num belo piquenique. 


Adoro quando a literatura infantil faz estas pontes com o mundo. Este é bem feito, personagens cativantes e uma ilustração que merece marcar infâncias. Experimentem! 


Cristiane Rogerio é editora de Educação e Cultura da Crescer e adora se perder entre os livros.
Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário