Inteligência e coordenação motora estão entre os benefícios que o consumo desse alimento traz ao bebê
Luiza Tenente
Comer peixe na gravidez realmente faz bem, acredite! E mais um estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, comprova benefícios ao bebê. Além de torná-lo mais inteligente, a coordenação motora e a capacidade de interagir socialmente aumentam.
Os cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, analisaram a concentração de ômega 3 e ômega 6 em 2.000 amostras de sangue de grávidas na 20ª semana de gestação e do sangue do cordão umbilical do bebê logo após o nascimento. O resultado reforçou que, além dos benefícios dos ácidos graxos ômega-3 encontrados no peixe, o ácido docosa-hexaenoico (DHA), também presente no alimento, estimula o desenvolvimento dos olhos e do cérebro do seu filho, já que essas substâncias são transmitidas para o bebê pela placenta.
Os peixes de água fria, como salmão e truta, são os que mais contêm esses ácidos. “Recomendo que as gestantes consumam três porções por semana”, diz o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês (SP). Esses peixes são também os mais gordurosos, mas não se assuste. Essa gordura é do bem. "Ela não oferece risco de entupimento de veias nem causa o aumento significativo de calorias do alimento", diz.
Só tome cuidado ao consumir esse tipo de carne durante os nove meses: evite peixes crus ou mal-passados, que podem desencadear infecção intestinal ou toxoplasmose. Lave-os bem e prefira ingeri-los cozidos, grelhados ou ensopados.
Vale lembrar que o desenvolvimento do cérebro do bebê, que começa na gestação, vai até os 6 anos. Por isso, é fundamental que a partir dos 6 meses o peixe faça parte do cardápio do seu filho. Abaixo, você confere uma receita gostosa para fazer tanto durante os nove meses quando depois que o seu filho nascer:
Peixe ao molho de maracujá
Ingredientes:
8 filés de pescado
Farinha de trigo para empanar
100 ml de suco de maracujá
½ lata de creme de leite com soro
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de açúcar
Preparo: tempere o filé de peixe como preferir, passe-os na farinha e frite-os. Coloque-os em um prato e reserve para preparar o molho. Junte em uma panela, o suco de maracujá, o creme de leite, o sal e o açúcar. Misture e deixe no fogo até engrossar. Despeje sobre o peixe e sirva.
Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:
Postar um comentário