quinta-feira

Muito estresse e pouco sono

Pesquisa americana mostra que 80% das mulheres têm problemas para dormir e usa algum tipo de artifício para cair no sono. Você faz parte dessa estatística?


Bruna Menegueço



Depois que você se tornou mãe, muita coisa mudou na sua vida. A rotina é outra, os interesses e o sono, claro. Haja fôlego para acompanhar o ritmo do seu bebê e ainda trabalhar, cuidar de você e do casamento. Por isso, muitas vezes durante a noite, você deve se pegar pensando como vai fazer para dar conta de todas as tarefas do próximo dia.

Maquinar o dia seguinte é um dos principais fatores que tiram o sono das mulheres, de acordo com a pesquisa Women and Sleep (Mulheres e o Sono), publicada pela Fundação Nacional do Sono, organização que incentiva a saúde e a segurança do sono, nos Estados Unidos. O estudo mostrou que 80% das mulheres entrevistadas têm problemas para dormir e três a cada dez usa algum tipo de artifício para pegar no sono, como um relaxante muscular ou uma taça de vinho – o que não é nada recomendado!

E aqui não estamos falando apenas de mães. No entanto - você sabe bem -, a mudança na qualidade do sono é muito mais significativa após o nascimento das crianças. “Muitas mulheres ficam acordadas até tarde porque aquele é o único momento só delas”, diz o neurologista Álvaro Pentagna, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). Ele próprio está vivendo esse momento em casa com a filha Helena, 1 ano.

Mas se as tarefas são muitas, o que fazer para melhorar a qualidade do sono após o nascimento do filho? O primeiro passo durante a licença-maternidade, segundo Pentagna, é descansar sempre que o bebê dormir. “Até os 6 meses, os intervalos de sono do bebê são curtos. Por isso, a mãe tem que aproveitar para cochilar com o filho”, diz. Não dá para tentar levar a vida como antes, respondendo a todos os e-mails e deixando a casa arrumada sem nenhuma ajuda. Você tem um bebê para cuidar que consome muita energia. Se a cada sono do seu filho, você decidir resolver alguma pendência, vai acabar sem dormir.

Dividir a responsabilidade com o seu companheiro é fundamental. E não dê espaço para que ele diga que trabalhou o dia todo. Cuidar de um bebê é um trabalho e tanto! À noite, ele pode buscar o bebê no berço e levá-lo até você para ser amamentado. Além disso, pode fazê-lo arrotar e dormir novamente. “Dividindo os cuidados, tudo fica mais fácil. Se sozinha você vai perder três horas de sono, com a ajuda do marido, cada um perde apenas uma hora e meia.”, brinca Álvaro.

Aos poucos, a família vai se adaptar a essa nova rotina. Para melhorar a qualidade do sono, não esqueça do ritual antes de dormir. Ele é importante para você e para o seu filho e começa com um banho, atividades mais tranquilas, como ler um livro, um leite quente e baixar luminosidade no quarto. É assim que o corpo relaxa e você descansa. E desligue celular, computador, tablets e afins. Esse momento é para descanso – e é assim que você vai ter mais disposição para cuidar do seu filho no dia seguinte.

Conte para nós, seu sono mudou após o nascimento do seu filho?

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário