Os ultrassons são rotina durante a gravidez, mas quanto você realmente sabe sobre eles? Aqui, respostas para todas as suas dúvidas
Renata Rossi e Renata de Salvi. Foto: Jovannig/ Shutterstock
O que é o ultrassom?
É uma técnica de geração de imagens que utiliza o princípio físico das ondas sonoras de alta frequência. Essas ondas são enviadas para o seu útero e, ao encontrar os tecidos do bebê, retornam as informações para o computador, que as analisa e as transforma em imagens: você vai ver seu filho na telinha. Esse exame é o melhor aliado do médico durante o pré-natal, pois fornece informações importantes sobre você e o feto.
Quando é realizado o primeiro?
O ultrassom transvaginal é realizado a partir da 5ª semana. O procedimento é indolor e dura cerca de 40 minutos. “Em geral, as mulheres sentem um misto de ansiedade e felicidade durante o exame, que confirma a gravidez”, afirma Sebastião Zanforlin, especialista em ultrassonografia pela Faculdade de Medicina de Valência (Espanha) e professor do Centro de Treinamento em Ultrassonografia (SP). O radiologista analisa se a idade gestacional corresponde ao atraso menstrual, se são um ou mais bebês, ouve os batimentos cardíacos, mede o comprimento entre a cabeça e o bumbum e ainda descarta alguma complicação.
Quais outros são recomendados?
Pelo menos mais três. Todos são cobertos pelo plano de saúde e duram cerca de 50 minutos. No Sistema Único de Saúde não existe um núme ro mínimo ou máximo de ultrassons a serem realizados, vai depender do pedido do médico. O ultrassom morfológico via abdominal ou transvaginal (o que é mais raro) é feito entre a 11ª e a 14ª semanas. O médico verifica a anatomia do feto, a qualidade do líquido amniótico e a translucência nucal (medida da prega da nuca do bebê para afastar o risco de síndromes cromossômicas, como a de Down). No do segundo trimestre, realizado entre a 20ª e a 24ª semanas, é possível acompanhar o crescimento, detectar malformações e, enfim, descobrir qual é o sexo. Já o do terceiro trimestre, feito entre a 28ª e a 32ª semanas, ou entre a 34ª e a 36ª, além de avaliar o crescimento e o peso, verifica os batimentos cardíacos, a quantidade de líquido amniótico, a maturação da placenta, o pocisionamento no útero e detalhes dos órgãos internos e dos membros. Existe ainda o ultrassom com doppler, feito em qualquer período da gestação com indicação médica. O especialista verifica o fluxo de sangue, a vitalidade, a resistência vascular e o grau de oxigenação em determinados órgãos e artérias.
Fonte: Revista Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário