Para especialista, o truque não funciona e ainda pode confundir a criança. Saiba mais
Bruna Menegueço
A modelo brasileira Gisele Bündchen, 31, capa da edição de dezembro da revista Vogue britânica, contou que seu filho, Benjamin, 2 anos, pensa que brócolis é sobremesa. A declaração gerou polêmica e foi publicada em diversos jornais e revistas pelo mundo.
Aqui na CRESCER, nós sabemos como é difícil oferecer legumes e verduras para as crianças e receber um sim como resposta. Mas será que mentir é a melhor forma de garantir que seu filho coma o tal legume?
Para o pediatra Rubens Feferbaum, especialista em nutrologia pediátrica, do Hospital infantil Sabará (SP), o truque não tem fundamento. “Primeiro, não garante que a criança vá aceitar com mais facilidade esse alimento. Ele pode muito bem não gostar dessa sobremesa", diz. Além disso, o garoto pode ficar confuso quando começar a frequentar a escola ou ir à festas, por exemplo. Benjamin pode achar que brócolis é a sobremesa e brigadeiro, o prato principal.”
Esconder verduras e legumes no arroz ou em outros tipos de apresentações, no entanto, pode ser um artifício mais recomendado (mas não vale abusar!). “Ao misturar brócolis com arroz, a criança vai descobrir um novo sabor e as chances de ela aceitar o legume, na próxima vez, crescem”, completa. E você, já teve de mentir alguma vez para fazer o seu filho comer?
Dicas para oferecer novos alimentos
É importante manter uma rotina na hora das refeições e garantir um ambiente tranquilo, de preferência, com a família reunida sempre que possível
O mesmo alimento deve ser oferecido várias vezes em diferentes apresentações
E se a criança não quiser comer naquele momento, a refeição NÃO pode ser substituída por outros alimentos, como um iogurte ou uma mamadeira. Guarde o prato no forno para quando seu filho sentir fome
Fonte: Revista Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário