sexta-feira

Inmetro lança cartilha para prevenção de acidentes domésticos




O Inmetro, em parceria com a ONG Criança Segura, lançou o desenho animado “Inmetro – o tempo todo com você” e a cartilha “Segurança Infantil”. O vídeo, feito para crianças de 2 a 8 anos, explica de maneira didática a importância da metrologia (metros, litros e quilos) no nosso dia a dia. Já a cartilha é voltada para os pais e simula situações que podem oferecer riscos às crianças dentro de casa. Todo o material está disponível online. 


As dicas são separadas por cômodos: há os itens que você tem de se preocupar na sala, no quarto, na cozinha, no banheiro, na área de serviço e no quintal. Há também um aconselhamento sobre a melhor maneira de ensinar o seu filho atravessar a rua (sempre na faixa de pedestres, nunca por trás de ônibus, árvores e carros, e de mão dada com um adulto) e como ele deve ser transportado no carro. 


A CRESCER separou algumas recomendações da cartilha para prevenir acidentes na sua casa: 


Sala 
-Use portões de segurança no topo e no pé das escadas, dentro e fora de casa. 
-Não use material potencialmente inflamável, como velas ou fósforos, próximo a cortinas. Preste atenção no tamanho dos cordões de cortinas e persianas. Eles não devem ficar em altura que possa ser alcançada por crianças. 


Quarto 
-Brinquedos, travesseiros e lençóis dentro do berço podem causar sufocação. As grades do berço devem ter no máximo 6 cm entre elas. A partir de 2014, todos os berços deverão ter o selo do Inmetro. 
- Verifique sempre a etiqueta das roupas infantis. Saiba se seu filho é alérgico a algum componente têxtil e, nesse caso, evite produtos que sejam fabricados com ele. 


Cozinha 
-Muitas crianças atendida sem pronto-socorros são vítimas de queimaduras. Não utilize toalhas por baixo de recipientes com alimentos e líquidos quentes, pois a criança pode puxar a toalha e derrubar o conteúdo sobre ela. 


Banheiro 
- As crianças, especialmente as mais novas, podem se afogar em apenas 2,5 cm de água. Por isso, mantenha a tampa do vaso fechada e travada. 
-Mantenha utensílios afiados, medicamentos, vitaminas, produtos de higiene e outros que ofereçam perigo de intoxicação fora do alcance de crianças e em armários trancados. 


Área de serviço 
-Esvazie todos os baldes e bacias e guarde-os virados para baixo, fora do alcance das crianças. 
-Para evitar riscos de sufocação, mantenha sacos plásticos longe de crianças 


Quintal 
-Quedas representam a principal causa de hospitalização por acidentes com crianças. O risco é quatro vezes maior se a criança cai de um brinquedo mais alto que 1,5 m. Verifique se os equipamentos são apropriados para a idade de seu filho, se o piso é macio como borracha ou areia e fique atento aos perigos como ferrugem, pregos expostos, superfícies instáveis ou quebradas. 
-Saiba quais plantas dentro e ao redor da sua casa são venenosas, remova-as ou deixe-as inacessíveis para as crianças. 


Fonte: revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário