Antes de começar esta matéria, vale lembrar:
A Organização Mundial da Saúde preconiza ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO até o 6o mês de vida. Sem oferta de água ou outros líquidos.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar pouca água, ou de substituir a água por suco, chá, refrigerante ou outros líquidos, e este hábito errôneo é transmitido para as crianças. Pois bem, após o 6o mês de vida, ao começar a introdução de novos alimentos, os bebês já podem e devem receber água nos intervalos das refeições. (Para crianças que utilizam fórmula láctea e leite de vaca a oferta de água é necessária em período anterior, consulte seu nutricionista ou pediatra para orientação adequada)
A quantidade de água a ser oferecida inicialmente é pequena e deve ser aumentada gradativamente, conforme a evolução da introdução alimentar e claro, a maturação da criança. Mas o mais importante é não deixar a ÁGUA de lado.
A água é essencial para o bem estar da criança tanto quanto dos adultos. O organismo infantil também necessita de hidratação para manter o equilíbrio e bom funcionamento de órgãos como rins, bexiga e intestino.
Alguns alimentos como frutas e seus sucos, verduras e legumes são ricos em água, contudo, a criança necessita ingerir uma quantidade mínima de água pura, fervida ou filtrada a fim de garantir a hidratação do corpo.
O ideal é oferecer água ao invés de suco, por vários motivos:
1) A água das frutas não é suficiente para hidratação.
2) Se pararmos para pensar, e comparar, para tomar um copo de suco de laranja, por exemplo, precisamos de pelo menos duas laranjas médias, ou seja, estamos oferecendo para a criança as calorias equivalentes à duas laranjas – e isto pode vir a ser um problema, principalmente para aquelas crianças que já estão com excesso de peso – além disto a grande maioria das famílias acaba acrescentando açúcar (DESNECESSÁRIO) aos sucos, aumentando ainda mais o valor calórico do mesmo
3) Ao oferecermos sucos ao invés de frutas, não estimulamos as crianças à conhecer a fruta, pegar, amassar, mastigar, e isto pode ter consequência tanto para a formação da dentição e musculatura da face, quanto para a questão da aceitação alimentar
4) A grande maioria dos sucos industrializados, comercializados em caixinha, lata ou pó tem adição de muitos colorantes, conservantes e açúcares, e quando consumidos sem restrições podem ser prejudiciais às crianças. Novamente não apenas no quesito nutrição propriamente dito, mas podem ser um fator negativo por propiciar a formação de cáries.
Então papais e mamães, vamos lá! ÁGUA PARA AS CRIANÇAS NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES!!
Continuem oferecendo sucos, das mais variadas frutas, pois são ótima fonte de vitaminas e minerais, porém, com moderação! E lembrem que os sucos não devem substituir a água, nem as frutas in natura!!!
E uma outra boa idéia é oferecer água de côco para seus filhos. Além de matar a sede oferece uma boa reposição de eletrólitos e minerais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário