terça-feira

Bebê selecionado geneticamente salva irmão na Espanha


Andrés, de 7 anos, sofria de uma forma grave de Talassemia e recebeu o sangue do cordão umbilical de seu irmão, Javier Hospital Vírgen del Rocio, de Sevilha, na Espanha, anunciou, na última terça, a realização do primeiro transplante de sangue de cordão umbilical. Quem recebeu o tratamento foi o garoto Andrés, de 7 anos, que sofria de beta-Talassemia major, uma severa anemia congênita, considerada incurável. Ele superou a doença depois de receber o sangue do cordão umbilical de seu irmão, Javier, há quase dois meses.
A Talassemia major é considerada a forma mais grave desse tipo de anemia hereditária (saiba mais no box). De acordo com o jornal espanhol El País, o bebê, Javier, foi tratado geneticamente para que não tivesse a doença e, assim, pudesse salvar o irmão. Os pais se submeteram a uma técnica de fertilização in vitro em que os embriões são selecionados, a fim de que sejam fecundados apenas aqueles livres de doenças.
O jornal El País também destaca que esse método de seleção de embriões só pode ser usado na Espanha quando se confirma que é o último recurso - e a única possibilidade - de salvar um irmão doente. A técnica se tornou legal por lá com a aprovação da Lei de Reprodução Humana Assistida, em 2006. O tratamento ainda provoca polêmica, principalmente entre as instituições católicas espanholas.
No Brasil, a liberação de pesquisas com células-tronco foi aprovada apenas no ano passado. Atualmente, os cientistas trabalham com a primeira linhagem de células embrionárias, sendo que ainda são necessárias muitas pesquisas até que elas possam ser usadas no tratamento de doenças.
O que é Talassemia
A Talassemia (também conhecida como Anemia do Mediterrâneo ou Microcitemia) é uma anemia hereditária causada pelo mau funcionamento da medula óssea, o tecido que produz as células do sangue.
A medula do talassêmico produz os glóbulos vermelhos menores e com menos hemoglobina (componente dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio em nosso corpo), o que causa a anemia. A Talassemia não é contagiosa e nem é causada por deficiência na dieta, carência de vitaminas ou sais minerais.
TIPOS DE TALASSEMIA
O tipo de Talassemia mais comum é a beta-Talassemia. Dependendo da gravidade dessa deficiência, existem diferentes estados da anemia. Mas os principais grupos são a Talassemia Minor (ou traço talassêmico) e a Talassemia Major. Alguns pacientes estão entre esses dois extremos, sendo considerados portadores da Talassemia Intermediária.
Talassemia Minor
A talassemia minor, ou traço talassêmico, não precisa de tratamento, mas é importante saber se a pessoa é portadora da doença - o que pode ser diagnosticado com um exame de sangue. Como é uma deficiência genética, esse tipo de anemia pode ser transmitido aos filhos e gerar um portador de talassemia major, no caso do pai e da mãe apresentarem o traço talassêmico.
O portador deste tipo de talassemia geralmente não apresenta qualquer sintoma. Na maioria dos casos, a única alteração evidente é a cor da pele, que é mais branca do que a de pessoas que não apresentam a doença.
Talassemia Major
As crianças com Talassemia Major não apresentam qualquer problema quando nascem. Só depois de completarem 1 ano desenvolvem palidez, irritabilidade e cansaço. Entre os problemas graves estão o aumento do baço e o atraso no crescimento. Hoje em dia, com um diagnóstico precoce (até os dois primeiros anos de vida da criança), esses problemas podem ser evitados.
Fonte: Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia)

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir