segunda-feira

Mamãe e Bebê merecem cuidados especiais

Por sua natureza vaidosa, a mulher sempre busca novidades para aprimorar sua beleza, o que inclui cuidados com o corpo, pele e cabelos. Isso não deve mudar quando um bebê está a caminho. Pelo contrário, a atenção deve ser redobrada para evitar o aparecimento de estrias, celulite e manchas na pele, sem interferir na gestação.
Nessa fase especial, o corpo da futura mamãe sofre grandes mudanças. Os órgãos são reorganizados e a coluna passa ser mais exigida para dar mais equilíbrio ao corpo. As mudanças hormonais também implicam em maior retenção de líquidos, o que pode causar muito desconforto à gestante, como mal-estar e oscilações de humor. E é exatamente nesse momento delicado que surgem dúvidas quanto a quais procedimentos e técnicas recorrer.
O corpo se prepara para receber o bebê
Segundo a Dra. Nara Silvestri, ginecologista e obstetra, a retenção de líquidos é uma forma de defesa do organismo para receber e acomodar o bebê. Com a chegada do bebê ao útero materno, o sangue fica mais diluído (para cada litro de sangue, há 500ml de água) para evitar hemorragia na hora do parto. “A drenagem linfática é uma ótima opção para atenuar os efeitos do inchaço e da retenção de líquidos e deve, sim, ser feita pela futura mamãe, mas somente a partir da 20ª semana, quando o bebê já está completamente formado e a placenta, bem firme.” completa a Dra. Silvestri.


Mamãe mais bonita e bebê saudável
Quem nunca ouviu o comentário de que a mulher, durante a gravidez, fica ainda mais bonita? Para que beleza combine com bem-estar, durante este período mágico, alguns profissionais se especializaram em tratamentos direcionados às gestantes. Massagens especiais, combinando drenagem linfática com técnicas de relaxamento, aliviam as dores da coluna e diminuem o acúmulo de líquidos, reduzindo o incômodo causado pelo inchaço. “Esta técnica faz com que a ansiedade, na maioria das vezes, também diminua!”, diz Vânia G. de Farias, proprietária do Centro de Beleza e Estética Vannèse. Os procedimentos são realizados por professores e coordenadores da Escola Paulista de Massoterapia, especialistas no assunto.
Ali, as gestantes podem ainda aprender técnicas de Shantala, um método hindu milenar aplicado aos bebês durante o período de amamentação. A prática da Shantala busca harmonizar as energias dos bebês, com o propósito de ajudá-los a superar a separação e o fim da dependência materna durante o momento do parto. Na Shantala, podem ser utilizados óleos próprios para bebês, disponíveis em diversas marcas e essências, específicas para sua pele fina e delicada. A massagem no bebê estimula a liberação de gases acumulados, evitando as famosas cólicas, proporcionando conforto e bem-estar, além de transmitir amor e carinho através das mãos dos pais, causando uma sensação de segurança à criança.
Outras técnicas de massagens, ensinadas passo a passo e com fotos coloridas, podem ser encontradas no livro “Massageie seu Bebê”, da editora Marco Zero, escrito pelos especialistas em saúde da criança, Dr. Alan Heath e Nicki Bainbridge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário