Já é hora de a criança começar a comer os mesmos pratos do resto da família, claro, sem abrir mão do bom senso. Não exagere no sal e use condimentos com moderação. Com 1 ano, ela geralmente já está preparada para alimentar-se por conta própria, embora necessite de ajuda e supervisão. Essa habilidade será aperfeiçoada nos anos seguintes. E você pode dar uma força, seguindo estes conselhos:
• No período que vai de 1 a 3 anos, a criança passa por uma transição e começa a selecionar os alimentos que farão parte do seu cardápio ao longo da infância. Por isso é importante ensiná-la a escolher os itens mais saudáveis, contribuindo para a formação de bons hábitos alimentares e favorecendo seu desenvolvimento.
• Ofereça receitas iguais às das dos adultos, estimulando a criança a participar do cardápio de seus pais e irmãos mais velhos. Mas lembre-se de dar o exemplo consumindo alimentos saudáveis.
• Esta é a fase em que a criança começa a tomar gosto pela televisão. Portanto, muita atenção: não deixe que ela crie o hábito de comer assistindo um desenho animado, por exemplo. Na hora da refeição seu foco deve ser o alimento e ponto.
• É importante que, sempre que possível, a criança coma à mesa juntamente com as outras pessoas da casa.
• O consumo de calorias pode variar de 850 a 950 por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário