terça-feira

Receitas para grávidas

Livro pioneiro no gênero, Receitas para Grávidas mostra os pratos e nutrientes ideais em cada etapa da gravidez
Toda grávida quer se alimentar bem, para que o bebê se desenvolva melhor. Mas o que é ideal para a mulher e a criança? Que tipo de nutriente o bebê precisa em cada etapa da gravidez? E os desejos por comidas estranhas? E se na barriga houver mais de um bebê?
Para orientar as gestantes nessas e em outras questões está sendo lançado Receitas para Grávidas – 50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez (Idéia & Ação, 184 páginas), do ginecologista e obstetra Dr. Flávio Garcia de Oliveira. Além das receitas especialmente elaboradas para gestantes, também mostra a importância da boa alimentação nesse período da vida da mulher.
A obra exigiu um longo planejamento, pois envolveu, além das orientações do Dr. Flávio, a pesquisa de uma nutricionista e de um chef, para que o resultado final fossem receitas atraentes e fáceis de executar.
“É muito diferente uma mulher querer comer espinafre em uma refeição do que uma torta de massa fillo com espinafre e ricota” – comenta o autor.
A gravidez exige que a mãe se alimente com nutrientes fundamentais para o crescimento saudável do bebê. E em cada etapa existe um tipo de nutriente que o corpo pede e precisa. Segundo o Dr. Flávio, “o que você ingere nos nove meses de gestação determina, de modo significativo, o tamanho (peso) e o estado de saúde de seu(s) bebê(s), tanto ao nascimento quanto em sua vida subseqüente.”
A obra mostra a importância do ganho de peso durante a gravidez, inclusive em gestações de gêmeos, triplos ou quádruplos. O Dr. Flávio diz que “saber quanto peso ganhar e quando ganhar esses gramas durante a gestação, para maximizar o crescimento do(s) bebê(s), é o passo nº 1 de uma nutrição saudável. O segundo passo é aprender o que e como comer.”
Cada uma das 50 receitas do livro vem com uma tabela dos alimentos campeões em nutrientes e de nutrientes por porção, e fotos de cada prato.
Com sugestões de planejamento alimentar para os três trimestres da gestação e um roteiro de orientação para vegetarianas, Receitas para Grávidas é uma obra indispensável para a gestante preocupada com seu bem-estar e do(s) bebê(s).
As receitas foram executadas pelo chef Cacá Mesquita e com a participação da nutricionista Angélica da Costa Matte.

Sobre o autor
O ginecologista e obstetra Flávio Garcia de Oliveira , autor dos livros Bebê a bordo – guia para curtir a gravidez a dois e E depois do parto?, é formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Faz parte da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e Climatério. É também diretor da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia FGO e Membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, além de criador do Blood Screen – técnica de triagem pré-natal. Possui trabalhos publicados em revistas médicas nacionais e internacionais.

Receitas para Grávidas – 184 páginas
Lançamento: Idéia & Ação
Preço: R$ 42,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário