segunda-feira

Os segredos para criar meninos e meninas VI

Com a palavra, Steve Biddulph

CLAUDIA BEBÊ Há diferenças entre meninos e meninas desde o nascimento?
BIDDULPH Os meninos têm um desenvolvimento mais lento por causa da influência dos hormônios masculinos no crescimento do cérebro dentro do útero. A defasagem é de cerca de três semanas no nascimento, o que significa que eles precisam de mais conversas, músicas e estímulos sociais para “ligar” sua sociabilidade. Eles também interagem menos do que as garotas. Mas todos os bebês necessitam de amor, conversas divertidas e cuidados.

CLAUDIA BEBÊ As meninas são mais preparadas emocionalmente do que os garotos?
BIDDULPH O cérebro feminino conecta melhor sentimentos e palavras. É mais fácil para elas fazer amigos, resolver conflitos e expressar necessidades. Os garotos normalmente não expressam os seus sentimentos com clareza, o que dificulta para os pais a percepção do que vai mal.

CLAUDIA BEBÊ Por que seu livro foca os meninos?
BIDDULPH Notamos que os adolescentes homens morrem três vezes mais do que as meninas por causas previsíveis e evitáveis, como violência, acidentes de carro e suicídios... Eles também vão pior na escola e, em todo o mundo, já se tornaram minoria nas universidades. Isso não deveria ser um problema – parabéns para as garotas! – se todos que trabalham com garotos não sentissem também que eles não estão atingindo seu potencial. O que queríamos descobrir era por que os nossos meninos hoje estão menos motivados, confiantes e felizes.

CLAUDIA BEBÊ Como estimular as áreas em que cada sexo é mais deficiente?
BIDDULPH Oferecendo às crianças todas as experiências, mas separadamente. As meninas devem aprender artes marciais e o uso da força, e os garotos a preparar refeições, mas não da mesma maneira. A minha mensagem mais prática é que todo menino, dos 9 anos em diante, deve cozinhar receitas interessantes uma vez por semana. É uma experiência que faz com que se sintam orgulhosos e úteis. Uma grande lição de vida.

Sugestão de Leituras
O que está nas livrarias para ajudar você a aprofundar o tema.
Criando Meninos, Steve Biddulph (Fundamento)
Criando Bebês, Howard Chilton (Fundamento)
Diferença Essencial – A Verdade Sobre o Cérebro de Homens e Mulheres, Simon Baron-Cohen (Objetiva)


Fonte: Revista Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário