quarta-feira

10 respostas sobre as duvidas mais comuns a respeito da alimentação dos bebes

01. Quantos ml de leite o bebê deve ingerir por dia? Como saber se ele está satisfeito?
No aleitamento materno deve-se oferecer o leite sob livre demanda, até que o bebê decida largar a mama, momento em que estará satisfeito.

02. Qual a diferença entre as diferentes fórmulas infantis existentes no mercado?

As fórmulas infantis existentes no mercado se diferenciam por sua composição nutricional, como por exemplo: quantidade e qualidade de proteína, presença de ácidos graxos de cadeia longa (DHA e ARA, também chamados de LC-PUFAs), presença de probióticos, entre outros. As fórmulas infantis têm como objetivo se "aproximar" da composição do leite materno, sendo especificamente desenvolvidas para atender as necessidades nutricionais dos bebês durante o primeiro ano de vida. Existem diferentes marcas no mercado e dependendo da composição estarão mais ou menos próximas da composição do leite materno. Atualmente, já existe fórmula com quantidade e qualidade de proteína mais próxima daquela existente no leite materno, o que é um grande benefício para os bebês. O pediatra ou o nutricionista são os profissionais que poderão melhor orientar sobre a nutrição nesta fase.

03. Minha filha toma fórmula infantil desde o nascimento. Agora, com dois meses, ela está enjoada, rejeitando o leite. O que faço?

Realizar uma avaliação com o pediatra para que ele converse com você e a examine para entender melhor o que está acontecendo com ela.

04. Quando posso introduzir as papinhas e sopinhas salgadas no cardápio do meu bebê?

A partir do 6 mês, pois antes disto ele deve consumir apenas o leite materno

05. Em que casos devem-se introduzir as papinhas e frutas antes de completar os seis meses do aleitamento materno exclusivo?

Somente quando o Pediatra ou a Nutricionista acharem necessário.

06. Por que as crianças só gostam de comer macarrão? Isso é normal?

Em algumas idades as crianças ficam um tempo preferindo alguns alimentos, chegam a comer a mesma coisa por dias, e depois trocam naturalmente. Isso faz parte da fase de adaptação ao sabor, textura e forma dos alimentos.

07. A partir de que idade a criança pode tomar refrigerante?

Não há necessidade em se utilizar refrigerantes na alimentação da criança, deve-se preferir sucos naturais. A ingestão de refrigerantes é inadequada em crianças sob vários aspectos. Quantidade elevada de açúcar, bebida gaseificada (aumento do volume gástrico) e, especialmente, nos refrigerantes bicarbonatados (cola) há um prejuízo importante na absorção de cálcio levando a comprometimento da mineralização óssea, com risco para desenvolvimento de osteopenia (300 mL/dia). Um hábito que deve ser combatido

08. Quando posso dar suco de frutas para o meu bebê?
Existe restrição em relação aos industrializados?
A partir do 6 mês de vida. Sempre se deve dar preferência aos sucos naturais, pois os industrializados não são aconselhados devido à presença de conservantes e edulcorantes. Devemos lembrar também que os sucos devem ser oferecidos no copo, de preferência após as refeições, em uma dose máxima de 100 mL por dia.

09. A partir de que idade o bebê pode tomar água?

Se em aleitamento materno exclusivo, deve-se oferecer a partir do 6 mês. No caso do uso de fórmula infantil desde o nascimento.

10. O que devo colocar na lancheira do meu filho?

Composição variada de alimentos como: frutas, sucos naturais, iogurte, cereais, sanduíches, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário