sexta-feira

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física recomendada para mulheres grávidas, por ser forma de exercício com intensidade moderada e porque a flutuação na água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo.

De fato, um estudo realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp) apontou que a prática da hidroginástica poderia contribuir para amenizar as dores do parto, reduzindo portanto a quantidade e a necessidade de anestesias. Apesar de as conclusões dessa pesquisa serem promissoras, ainda não há trabalhos científicos de grande porte que comprovem tais efeitos da hidroginástica.

Assim como qualquer outro esporte, a hidroginástica também requer liberação médica e alguns cuidados:


Cautela com a temperatura da água (que deve ficar abaixo dos 30 graus) para evitar elevação excessiva da temperatura do corpo e atenção com os movimentos para não provocar dores nas costas ou lesões mais graves.

A freqüência cardíaca da gestante deve ser monitorada, é importante ver a disposição da gestante e ficar atenta à respiração. Ouça seu corpo.

Os professores têm que sentir se a grávida está conseguindo falar normalmente e se não está vermelha e ofegante

Outra coisa fundamental é não ir para as aulas em jejum (mais de três horas sem comer), só por causa da piscina. Os especialistas recomendam tomar um bom café da manhã (ou lanche, se for à tarde ou à noite) cerca de uma hora antes dos exercícios, e não esquecer de ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física para evitar uma desidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário